terça-feira, 13 de julho de 2010

O sofrimento torna as pessoas melhores?

Será que é necessário sofrer para que nos tornemos melhores como pessoas?

Algumas religiões pregam que o sofrimento torna as pessoas melhores, mais humanas, mais empáticas. Concordo em parte com essa assertiva. Tenho visto ao longo da minha prática como psicólogo, exemplos que apóiam essa ideia e exemplos que a contradizem.
Já vi pessoas que sofreram muito em suas vidas, tiveram perdas irreparáveis, problemas profissionais, de relacionamento, traições e etc. No entanto, esse sofrimento e essas decepções não foram suficientes para torná-las amargas ou duras como pessoas. Outras contudo, fazem desse sofrimento seu alimento diário, ruminando os problemas e as dificuldades sem ao menos perceberem que estão investindo energia em colocar-se para baixo, em posicionarem-se como vítimas do mundo e da vida.
Acredito que não são as experiências em si que tornam as pessoas melhores, mas a atitude que se tem diante das mesmas. Posso me acomodar na dor e no sofrimento, ou posso utilizar a minha criatividade para superar essa dor. A consciência da possibilidade de crescer com cada experiência é que fará a diferença no final.
E você o que pensa?

Um comentário:

marx disse...

"Onde abundam as dores brotam os licores"[ Sigmund Freud ]

Acredito que não é a situação que nos faz pessoas melhores ou piores e sim nossa visão sobre ela.