sábado, 5 de outubro de 2013

As coisas mais importantes na vida não são coisas.

Minha alma se alimenta de coisas ditas pequenas, na verdade não são coisas e sim atitudes. Cresci numa família de valores fortes e com isso aprendi a olhar detalhes que passam despercebidos para algumas pessoas. Certa vez minha mãe, fez uma pequena compra em uma loja, no momento do pagamento percebeu que faltariam 0,50 centavos. Avisou o gerente que cancelaria e compra e voltaria com o valor correto. O gerente na mesma hora disse que não haveria problema algum, pois o valor era insignificante e brincou com ela dizendo "a senhora paga outro dia a diferença". E incrivelmente voltamos para casa, deixamos a compra e voltamos à loja. O gerente ficou pasmo com a atitude dela. Eu era criança na época e não entendi bem, achei um exagero. A preocupação dela era com o exemplo que ela me daria , anos depois percebi o valor por trás dessa atitude. Honestidade. Outra lembrança dessa época ainda me serve como guia. Quando adolescente comecei a trabalhar em uma empresa e logo vieram as orientações maternas. "Seja educado com todos", "Trate a todos com igualdade", "Teu chefe merece respeito tanto quanto a senhora que trabalha na faxina", "Se tratar a todos com gentileza e respeito receberá de volta", "Quem tem mais dinheiro não merece mais respeito por isso". Sempre percebi alguns exageros na minha educação, mas hoje percebo como esses valores, honestidade, respeito, gentileza, cooperação fazem parte de quem eu sou. Valorizo um obrigado, um bom dia, um sorriso gratuito. Acredito que evoluímos tanto em conhecimento, a tecnologia por exemplo, mas nos faltam pequenas atitudes, que são representações de valores que aprendemos. O ser ao invés do ter. Pensemos nisso. 

Nenhum comentário: