sexta-feira, 30 de outubro de 2009

E se tudo der certo?


E se der certo aquela entrevista de emprego?
E se aceitarem o meu livro para publicação?
E se a minha promoção sair mesmo?
E se aquela pessoa que tanto sonho em segredo também me quiser?

Você já se fez essas perguntas em algum momento da vida?
Essas são perguntas que para alguns podem até parecer bobagem. "Se tudo der certo ótimo!". No entanto para outras pessoas essas possibilidades constituem uma verdadeira sessão de filme de terror!

Isso acontece porque, depois de algo bom, vem também a responsabilidade.
Nesse momento, se a pessoa tem dúvidas a respeito de si, uma baixa autoestima, ou autoregras que lhe sabotem a satisfação de algo bom, o problema toma proporções de sofrimento.

"Se sair aquela promoção tão desejada e temida, terei que aprender coisas novas, estudar, dedicar-me, abrir mão de algumas coisas..."

E para surpresa de alguns, essas pessoas simplesmente evitam tudo que pode ser bom, ótimo, em suas vidas! Fogem sem nem olhar para trás. Ficam aterrorizadas e se sabotam. No caso da promoção começam a faltar, seu desempenho cai, esquecimentos tornam-se frequentes e em breve aquela promoção realmente será só um sonho. Não haverá possibilidades de promoção e melhor, com uma justificativa brilhante.

"Não posso ser promovido porque meu desempenho é ruim, tenho problemas para lembrar das coisas e isso não é para mim mesmo!"

As mudanças trazem ansiedade e algumas vezes medo, contudo fugir delas é contentar-se com menos, viver mediocremente e evitando todas as possibilidades de crescimento uma coisa é certa: segurança!

Richard Bach em um de seus livros, diz que "se você anseia pela felicidade, terá de abrir mão da segurança".

Carpe Diem!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Maier

Ótimo texto! Nós pensamos negativamente o tempo todo e precisamos praticar o ''pensar positivo'', ignorando e também trabalhando esta ansiedade que vem logo após a mudança.