quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Nada é maior que o peso do seu potencial

Li outro dia num livro de auto-ajuda uma frase que achei bem coerente “Nada é maior que o peso do seu potencial”. Também acredito que ter sensação da existência de um potencial a ser desenvolvido e não saber como direcioná-lo causa muita angústia e na maioria das vezes paralisa o próprio desenvolvimento pessoal. Ficam a pessoa e seu potencial escondidos num labirinto escuro e cheio de monstros, como o medo, a duvida, a sensação de incapacidade e a angústia. Tenho a oportunidade em meu trabalho como psicólogo, de ajudar essas pessoas a se conduzirem para fora desse labirinto e darem alguma direção às suas vidas, mais especificamente os sonhos. Sinto-me às vezes o lanterneiro do labirinto, que ilumina o caminho e dá sugestões “O que acha desse caminho?”, “Tem certeza que esse é seu caminho do coração, que te apaixona?”. Contudo quem escolhe percorrer os caminhos e decide ir para a esquerda ou para a direita é a própria pessoa, precisa ser assim, senão o caminho é meu e não da pessoa.
Você já experimentou a sensação de angústia por não saber como desenvolver seu potencial? De como tornar seu sonho realidade? Então vamos lá, vamos pensar a respeito dessa questão, quem sabe posso ser seu lanterneiro virtual...
Pare por um instante e responda quais são seus sonhos, escreva-os, não dê atenção aos monstros que irão te dizer “Você já é velho para isso!”, “Você não teria coragem!”, “Não seja exibido, fique quieto no seu lugar que você ganha mais!”, simplesmente escreva seu ou seus sonhos no papel e faça de conta que essas vozes não existem (essas vozes são suas, tentam de proteger, ou proteger uma forma específica de ver o mundo...). Pronto? Agora imagine-se vivendo esse sonho, mas solte a imaginação e permita viver a experiência com riqueza de detalhes, imagine o lugar, as pessoas ao seu redor, como você está vestido, como é o ar, explore todos os detalhes possíveis e por último escreva qual foi a sensação de estar vivendo seu sonho, escreva o que viu, descreva a experiência. Normalmente imaginamos o sonho em seu estágio final, por exemplo, quem sonha em ser cantor imagina-se num palco, cantando para uma grande platéia, sendo aplaudido, exibindo uma bela voz afinada e etc. Certo? Contudo a construção de um sonho, exige passos em direção a ele, passos esses que vão dando forma ao sonho. Depois de visualizar seu sonho, imagine e explore possibilidades de realização dele, se for possível fale de seu sonho com alguém que você confia e mais do que isso, alguém que te incentive e “jogue lenha na fogueira”. Peça idéias, qualquer uma, ouça e depois analise a viabilidade da idéia. Seu sonho não será uma linha reta, haverá curvas, subidas e descidas, problemas de percurso, é importante ter consciência dessas possíveis dificuldades, escreva-as e adicione também as estratégias para superá-las, peça ajuda à sua pessoa de confiança se for necessário. Tendo isso em mãos, COMECE, devagar e sempre, elabore um cronograma de compromisso, escreva assim: 1º passo - “Eu fulano de tal, me comprometo a pesquisar escolas de música durante essa semana.”. E vá elaborando esses passos e considere os passos como compromisso. Existe aqui um detalhe importantíssimo, você não conseguirá visualizar totalmente o caminho e a cada passo que dará surgiram oportunidades, abrace-as, elas são resultado de cada passo dado, como se fosse uma resposta da vida ao seu sonho. Procure se apropriar de cada parte do caminho, divirta-se. Vamos recapitular?
1) Descreva e escreva no papel qual é o seu sonho
2) Imagine-se vivendo o seu sonho, escreva a experiência com riqueza de detalhes
3) Elabore uma lista com os passos que o levarão à realização do sonho
4) Escreva as possíveis dificuldades e que estratégia você deverá tomar para superá-las
5) Construa seu cronograma de compromisso e COMECE a dar seu primeiro passo
Espero que esse texto possa trazer alguma luz ao seu sonho e servir como motivador para você. Realizar nosso potencial, realizar nossos sonhos é uma questão de abrir às oportunidades, arriscar, não desistir quando surgirem as pedras no caminho e até mais importante acreditar-se merecedor do sonho e confiar em si.
Ótimos sonhos!

Maier

4 comentários:

Luciano Carneiro disse...

Realmente incrivel! Sonhos geralmente trazem problemas e nao soluções por causa dessas vozes... e nao deveria ser assim. Sabe, ano passado fui a um Encontro da Igreja... e uma das mensagens que mais me marcou foi sobre os sonhos... o que o pastor disse? SONHOS SÓ SE REALIZAM QUANDO SE TORNAM PROJETOS! Um projeto é exatamente o que vc descreveu.. é fazer coisas que me aproximam do meu sonho... Sabe que você me faz ficar mais apaixonado pela minha futura profissão? Valeu!

Maier Augusto disse...

Obrigado Lú!
Fiquei emocionado com seu recado.
Fico feliz de saber que consegui cutucar o seu bichinho dos sonhos!
Carpe Diem!

Tatit disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatit disse...

Lembra do que te contei lá no Azucar, que no ano passado eu me permiti a mais profunda depressão e fiquei lá vivendo e convivendo com as minhas imperfeições, falhas, frustrações de sonhos que não aconteceram, etc...? Nesse tempo me senti praticamente uma Tatit num pote conserva, fiquei lá, toda Tatit curtida, forte, como pimenta. E o primeiro passo que dei pra sair do fundo do poço foi exatamente um exercício como este aí que você descreve no texto. Olhei pra dentro de mim, fui generosa com tudo o que me aconteceu até então, e olhei de frente para as minhas necessidades. Nos encaramos, eu e elas, olho no olho. Foi difícil e doloroso, muitas vezes deu vontade de dar uma passadinha na Lacuna Inc. (do "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" - assistiu esse filme maravilhoso?) pra eu ser uma pessoa que não lembra do próprio passado. Mas depois do primeiro passo, até isso ficou claro pra mim: vi que as experiências do passado (tanto as boas quanto as ruins) têm um valor imenso. Porque às vezes pode parecer confuso decidir o que se quer na vida, mas com alguma bagagem a gente consegue decidir o que NÃO se quer. E isso, em casos como o meu, já é MUITA coisa.

Me empolguei com a temática, e escrevi quase uma bíblia, como sempre.
Adorei isso aqui, vou "linkar" no meu blog. :)